domingo, 24 de maio de 2009

quiri quiri



Nome Científico: Falco sparverius (Linnaeus, 1758)Nome em inglês: American KestrelOrdem: FalconiformesFamília: FalconidaeOutros Nomes: Falcão americanoHabitat: Campos, Cerrados, áreas urbanaDistribuição: Da América do Norte a América do SulAlimentação: Aves, Roedores, Invertebrados
O quiriquiri é o menor dos falcões brasileiros. Ocupa áreas urbanas, margens de estradas e ambientes abertos, produzidos pela atividade humana. Em areas naturais seu principal habitat é campos e cerrados, evitando as matas, cerradões e formações de vegetação adensada. Caça a partir de poleiros fixos, naturais ou artificiais (como os fios ao longo da estrada). Além de apanhar a presa a partir do poleiro, também costuma “peneirar” (vôo no mesmo lugar como no gavião-peneira). Alimenta-se de lagartos e grandes insetos; ocasionalmente, apanha roedores, pequenas cobras e aves. A presa é capturada e morta no solo, sendo carregada depois para o poleiro.
Assim como no Circus buffoni o quiriquiri também apresenta dimorfismo sexual na plumagem, o macho é cinza azulado no alto da cabeça e asa, enquanto as costas e a cauda são marrom avermelhado, finamente estriadas de negro. Uma larga faixa negra sub terminal na cauda e ponta branca. As partes inferiores são brancas, com pontos negros no peito e barrigas, mais densos nos lados do corpo. Possui um desenho de lágrima, negra, abaixo do olho; uma outra linha vertical no lado da cabeça e um ponto negro na nuca. A fêmea têm as costas e asas marrom avermelhada, com as estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho ou a faixa negra subterminal na cauda. As partes inferiores são de tom marrom alaranjado claro, com riscos finos, verticais e negros, sem o padrão de pontos do macho. O desenho e cores da cabeça são iguais. Os filhotes já saem do ninho com a plumagem do sexo correspondente.
Geralmente fazem ninhos em ocos naturais ou artificiais, colocando até 4 ovos. com periodo de incubação de 27 a 32 dias, os filhotes voam entre 29 e 31 dias após o nascimento. Bastante agressivo contra invasores, os pais fazem vôos rasantes sobre o intruso, os filhotes tem como técnica de defesa no ninho se virar de barriga para cima com as asas abertas com as garras em posição de ataque para intimidar o invasor. Além disso qualquer outra ave de rapina maior que passar por seu território o quiriquiri persegue dando voos rasantes nas costas do invasor. Seu nome "quiriquiri" é onomatopéia de sua vocalização que repete várias vezes, Voz: "gli-gli-gli", i-i, i, i, i".

Nenhum comentário:

Postar um comentário