sábado, 6 de junho de 2009

falcão de coleira



Nome Científico: Falco femoralis (Temminck, 1822)
Nome em inglês: Aplomado falcon
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Outros Nomes: Falcão Aplomado
Habitat: Campos, Matas, Cerrados, Areas Urbanas
Distribuição: América do Norte, Central e do Sul
Alimentação: Aves, invertebrados, répteis

O Falcão-de-coleira, pode ser encontrado em todo o brasil. O casal costuma cercar a presa cooperativamente (a fêmea é 1/3 maior do que o macho) comportamento de cooperação pouco comum entre as aves de rapina. Em geral, caçam a partir de pousos fixos, com o macho iniciando a perseguição e cansando a presa, para a fêmea abatê-la. Também caçam peneirando, em geral insetos (igualmente faz o gavião peneira). Nas queimadas, mantém-se pousados próximos à frente do fogo, capturando insetos e pequenos vertebrados assustados pelas labaredas.


Seus vôos de caçada são feitos à pouca altura do solo ou vegetação, praticamente camuflando o falcão. Próximo à presa, ganha altura de repente. Muitas vezes, é possível observá-lo pousar em uma árvore isolada, surgindo virtualmente do solo.
Além, do tamanho, um outra característica marcante desse falcão é a listra superciliar branca, a qual prolonga-se até a nuca (nenhum outro possui algo parecido). Abaixo do olho, apresenta uma marca cinza escura, quase negra, em forma de lágrima. A longa cauda negra possui sete faixas brancas estreitas. Em vôo, é possível ver a linha branca da ponta das longas penas das asas. O juvenil possui as partes inferiores brancas, com estrias escuras.


Usa os ninhos de outras espécies de gaviões ou outras aves para botar e chocar de 2 a 3 ovos, raramente 4, com um período de incubação de 31 a 32 dias, em um ninho de gravetos, construído pelo casal, no alto de uma árvore. Os ovos, brancos ou branco-avermelhados e manchados de pardo, normalmente vermelho-pardos, medem 40-48 x 31-36 mm. O casal incuba os ovos e cuida dos filhotes. O filhote voa entre 4 a 5 semanas de vida, um desenvolvimento muito rápido, quando comparado com outras espécies de gaviões. Usa muito as asas, com rápidas batidas, para um vôo direto e acelerado. Além de peneirar ocasionalmente, costuma fazer planeios longos e altos, utilizando-se das correntes de ar quente ascendente para ganhar altura. Sua silhueta de longa cauda, com as asas pontiagudas e longas é notável nessas ocasiões. Esta espécie possui asas longas e pontiagudas e desloca-se rapidamente, em linha reta, através de vôo batido, embora aproveite também as correntes de ar quente para ascensão. Tem o hábito de pousar em árvores diante das queimadas, para assim localizar presas que estejam fugindo do fogo. Caça pequenos vertebrados terrestres, capturando inclusive serpentes peçonhentas; além destes animais, pesca pequenos peixes, também caça aves, lagartos. Hábitat: áreas abertas, cerrados, cerradões e, às vezes, na periferia de áreas urbanas. Tamanho: 41,0 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário