quarta-feira, 10 de junho de 2009

urubu rei



Nome Científico: Sarcorhamphus papa (Linnaeus, 1758)
Nome em inglês: King Vulture
Ordem: Cathartiformes
Família: Cathartidae
Outros Nomes: Urubu-Real
Habitat: Campos, Matas e bosques.
Distribuição: do México a América do Sul
Alimentação: Animais mortos

O urubú rei tem de comprimento 79 cm e de envergadura 180 cm, pesando: aproximadamente 3 kg. Embora presente em todo o Brasil, é mais comum nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Encontrado também do México à Colômbia, Bolívia, Peru, norte da Argentina e Uruguai. Habita regiões de florestas com clareiras (campos, pastagens) distantes de centros urbanos. É visto normalmente voando bastante alto, sozinho ou aos pares, raramente em grupos de vários indivíduos. Destaca-se dos outros urubus - com os quais eventualmente se associa por períodos não prolongados - pelo desenho branco e preto da asa e pela cauda muito curta, o que lhe dá uma aparência arredondada em vôo. conhecido também como corvo-branco, urubu-real, urubu-branco, urubutinga, urubu-rubixá e iriburubixá. é o maior e mais colorido dos urubus, tem até 3 vezes o tamanho das outras espécies. Ao contrário dos outros urubus, é todo negro até o sexto mês de idade. A partir daí, começa a adquirir a plumagem branco amarelada do corpo; só as penas da cauda e as longas penas da asa continuam negras. É um processo de até 4 anos de duração. O pescoço é todo colorido, alaranjado ou vermelho. Essas cores fazem um intenso contraste com o olho branco, cor já exibida pela ave juvenil.
Pousa nas árvores mais altas da mata, onde costuma dormir. Bota um único ovo no chão da mata ou no meio de pedras, em morros, mas com cobertura vegetal densa. O choco dura de 53 a 58 dias, com o casal revezando-se ou somente a fêmea incubando. O macho é levemente maior do que a fêmea. Ao nascer, está coberto com uma fina penugem branca, mantida nas primeiras semanas de vida.
Quando está sobrevoando uma área, chama a atenção o contraste entre o negro da cauda e asas com o corpo todo branco do adulto.
Freqüenta carniças com os outros urubus, onde devido a seu tamanho, deixa as outras espécies afastadas, parecendo ser o rei entre elas. Aparentemente, espera que os outros urubus encontrem a carniça através do cheiro ou da visão. Quando as espécies menores estão pousando para alimentar-se, esse comportamento denuncia a presença de carniça e o urubu-rei aproveitase disso para chegar à fonte de alimentação. Em geral, um ou dois adultos, eventualmente algumas aves juvenis, estão em uma carniça. Isso parece indicar a existência de território, onde as aves adultas evitam a presença de outros urubus-rei. Em algumas carcaças grandes, é possível se observar mais adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário